segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

ETAPAS DE UM PROJETO DE DESIGN DE INTERIOR

ETAPAS DE UM PROJETO :


• ESTUDO PRELIMINAR – ENTREVISTA COM O CLIENTE PARA O LEVANTAMENTO DAS NESSECIDADES E DETERMINAÇÃO DO PARTIDO A SER ADOTAD, ESBOÇO DAS IDÉIAS, COM A APRESENTAÇÃO DO LAYOUT.


• PROJETO – ESTUDO DE OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS COM A REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DOS ELEMENTOS PROPOSTOS

LAYOUT DO AMBIENTE: Fazer o desenho com a distribuição dos equipamentos e mobiliários dentro do espaço estudado, obedecendo a medidas de circulação ideais. Escala sugerida para o desenho: 1:50; 1:25; 1:20.

CORTES e ELEVAÇÕES: Desenho que estabelece as alturas de móveis e equipamentos, tetos rebaixados e outros. Escala sugerida para o desenho: 1:50; 1:25; 1:20.

PLANTA DE MODIFICAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO: Desenho da planta com especificação das paredes, que vão permanecer, das que serão demolidas e das que serão construídas.Escala sugerida para o desenho: 1:50; 1:25; 1:20.

O traçado que representa cada uma delas é:

Paredes existentes: linha cheia _____________

Paredes derrubadas: linha tracejada ----------

Paredes construídas: linha cheia com textura interna.////////////

É importante fazer uma legenda para representar o significado dos traçados.

PLANTA ESQUEMÁTICA DOS PONTOS ELÉTRICOS E HIDRÁULICOS:

Elétrico: Desenho da planta sem os móveis e equipamentos, para representar a localização e as alturas das tomadas, interruptores, pontos de telefone, etc...

Hidráulico: Desenho da planta sem os móveis e equipamentos, para representar a localização e altura dos pontos de água, pontos de gás,pontos de esgoto etc.Escala sugerida para este desenho: 1:50; 1:25; 1:20.

É importante que se utilize símbolos para representar torneiras,saídas de esgoto,saídas de gás, etc...
É importante colocar os símbolos em uma legenda para que possam ser identificados.
A localização dos pontos de água e luz deve ser cotada, bem como esclarecer a que altura ficarão, para facilitar o entendimento do eletricista e encanador.

DESENHO TÉCNICO DAS PEÇAS A SEREM EXECUTADAS;

Desenho dos móveis e outros detalhes já definidos no projeto e que serão enviados para marceneiros, gesseiros,etc, como projeção ortogonal dos móveis,perfis de sanca, degraus iluminados, etc...Escala indicada para os desenhos: 1:1; 1:5;1:10

PLANTA DE PISO: Desenho de uma planta sem os móveis(ou pode ter a localização dos móveis tracejados),marcando o sentido da colocação do piso, com cotas, diferença de nível( degraus) e outros detalhes que sejam necessários.

Para definir a colocação de pisos, principalmente cerâmicos ( chamado de paginação do piso), ou outros que tenham uma maneira específica de colocação, ou mesmo quando se mistura mais de um material, deve-se detalhar como isso acontecerá.Escala sugerida para o desenho: 1:50; 1:25; 1:20.

PLANTA DE TETO: Para marcar os pontos de luz no teto,deve-se fazer uma planta de teto com a localização dos pontos de luz cotados e com as alturas rebaixadas com gesso( se tiver).

Também para marcar a localização de sancas para cortinas, detalhes de teto rebaixado, etc...Sugere-se as seguintes escalas para o desenho: 1:50; 1:25; 1:20.

Cotar sempre considerando a linha de cota em relação ao centro dos pontos de luz,em relação às paredes.

ESTUDO DE CORES; Desenho ilustrado (pode ser a perspectiva,as elevações, etc.) para definição das cores que serão utilizadas, facilitando a visualização do cliente.(para isso, pode ser utilizada a ferramenta disponível nos sites de tintas)

MEMORIAL DESCRITIVO: Descrição TÉCNICA de como vai ser o projeto, especificando materiais e demais detalhes. Serve também para tirar dúvidas e esclarecer melhor o projeto em qualquer momento de sua execução.Deve-se escrever objetivamente, sem “ lero lero“.

Observação: Pode-se usar outras escalas em todas as representações, sempre priorizando o melhor entendimento, conforme a necessidade e dimensão do ambiente.